top of page

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e iniciarão no dia 25/03/2019, podendo ser realizadas com ou sem submissão de trabalhos através deste formulário de inscrição.  

As inscrições de trabalhos iniciaram no dia 25/03/2019 e foram prorrogadas até 15/05/2019.

Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico formado pelas entidades que compõem a organização do evento e o resultado será divulgado até o dia 31/05/2019 (com a prorrogação do prazo de submissões). 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Poderão inscrever trabalho: Educadores/as populares, alunos/as e professores/as da graduação e pós-graduação, professores/as da educação básica, militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos e de outras entidades da sociedade civil vinculadas à educação popular, educação social e defesa dos direitos humanos.

Serão aceitos trabalhos na modalidade de “resumo expandido” para apresentação nos Círculos de Cultura do evento. Os trabalhos podem ser relatos de experiência, resultados parciais ou conclusivos de pesquisa e podem ser enviados para um dos cinco Círculos de Cultura, a seguir especificados.

1 – Paulo Freire e a Escola Pública

2 – Paulo Freire e Educação de Jovens e Adultos

3 – Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e da Floresta

4 – Paulo Freire em Movimentos Sociais e Ambientes não Escolares

5 – Paulo Freire, Direitos Humanos e o Combate às Opressões

Os círculos de cultura, na proposta educacional de Paulo Freire, são um espaço democrático, livre e solidário para produção de conhecimento crítico, tomada de consciência sobre a realidade e mobilização para a ação popular transformadora. 

​Francisco C. Weffort (1967, p. 7), no prefácio ao livro "Educação como Prática da Liberdade", de Paulo Freire, afirma: "O círculo se constitui assim em um grupo de trabalho e de debate. Seu interesse central é o debate da linguagem no contexto de uma prática social livre e crítica. Liberdade e crítica que não podem se limitar às relações internas do grupo mas que necessariamente se apresentam na tomada de consciência que este realiza de sua situação social". 

No contexto do III Encontro da Cátedra, IV Fórum de Leituras e XV Jornada Paulo Freire, o que pretendemos é que os trabalhos socializados nos círculos possibilitem reflexões críticas sobre o legado de Paulo Freire para a educação na Amazônia e em outros contextos e inspirem a construção de novas práticas pedagógicas e sociais, baseadas no diálogo, no respeito ao outro, na criticidade, na ética e no compromisso transformador. 

A apresentação dos trabalhos pode ser realizada em múltiplos formatos, que não apenas a exposição formal do texto submetido. Outras linguagens e formas de expressão podem ser utilizadas, de modo que os círculos de cultura sejam não só espaços de reflexão crítica, mas também de criatividade, mística, interação e solidariedade.

Normas para apresentação do resumo expandido

  • O resumo expandido deverá conter identificação dos autores, vinculação institucional, especificação do círculo de cultura para o qual será submetido, objetivo, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências.

  • Deve ser elaborado em Word for Windows, com 4 a 5 páginas, em parágrafo único.

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado, espaço simples, formato do papel A4, margens direita e inferior 2,5 cm e superior e esquerda 3 cm.

  • Título em letra maiúscula, em negrito e centralizado com páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita).

  • Seguir normas da ABNT em vigor. Evitar citações diretas (transcrições), dando preferência às indiretas (paráfrases).

  • Cada participante poderá submeter até três resumos expandidos, no máximo, sendo um como autor e os outros dois como coautor. Cabe ao autor submeter pelo site o resumo expandido, que só aceitará o envio de um único arquivo.

  • Seguir o modelo de resumo expandido (template) disponibilizado abaixo.

bottom of page